Espumantes Estrelas do Brasil – sabor e vista única do Vale Aurora abre a Vindima 2017

A Estrelas do Brasil Espumantes Superiores foi um imensa e grata surpresa para mim nos vinhedos da serra gaúcha. Que vista, que espumante! Não é por menos que o local foi eleita para a festa oficial de abertura da 8a Vindima de Bento Gonçalves  que aconteceu no dia 19 de janeiro de 2017. Para quem não sabe, a vindima é o período do verão em que se celebra o início da colheita da uva, trabalho e esforço de um ano inteiro. Junto à Vindima, são oferecidas atividades especiais para que os turistas vivenciem de perto esse período tão belo e cheio de significados.

Estrelas do Brasil – Que lugar, que vista, que espumante !!

Estrelas do Brasil é uma vinícola de pequena produção. Os dois enólogos da casa são sócios e proprietários : Irineo Dall Agnol e Alejandro Alberto Cardozo Rapetti. Em dupla parceria buscam um padrão acima da média e mundial de seus espumantes. Alejandro também é enólogo da Guatambu, vinícola da campanha gaúcha. 

Irineo Dall Agnol e Alejandro Alberto Cardozo Rapetti , sócios da Estrelas do Brasil

Irineo Dall Agnol e Alejandro Alberto Cardozo Rapetti , sócios da Estrelas do Brasil

E o resultado dessa busca  já é visível não só para quem degusta. Estrelas do Brasil é destaque em avaliações criteriosas como o Guia Descorchados e Guia Adega. No Guia 2016/2107 Estrelas do Brasil foi apontado como melhor espumante rose e top 10 guia adega. E na lista dos melhores vinhos do conceituado Guia Descorchados (melhores vinhos da América Latina) Estrelas do Brasil Brut Rosé ficou com 91 pontos.

O Brut rosé Pinot Noir que eu me apaixonei no canto direito

Afora a qualidade e frescor dos espumantes, um dos grandes diferenciais da vinícola começa em sua localização ímpar, debruçada sobre o incrível Vale Aurora que arranca inúmeros suspiros no distrito de Faria Lemos, zona rural e de vinhedos em Bento Gonçalves (RS).

Festa da abertura da Vindima 2017 com o visual do Vale Aurora na Estrelas do Brasil

É nessa área que está situada uma das cinco rotas turísticas de Bento Gonçalves, a Rota das Cantinas Históricas. Para quem quiser conferir, além da Estrelas do Brasil, indico neste roteiro um passeio na Vinícola Dal Pizzol e Vinhos Cristófoli, ambas com post no Café Viagem (veja no final deste artigo).

Arrisco-me a dizer que é uma das paisagens mais belas de toda a região. De perder o fôlego com a imensidão de vinhedos. No local foi construído um mirante de madeira que vale a visita.

um dos mirantes para apreciar a vista do Vale Aurora

O outro mirante da Estrelas do Brasil

Vale a pena um brinde lá de cima

Irineo tem planos de abrir uma pousada com cabanas com essa vista. Vai ser única, com certeza.

Na abertura da Vindima 2017 estavam presentes na vinícola Estrelas do Brasil autoridades (prefeito, secretário de turismo), jornalistas, blogueiros (eu!) , vitivinicultores da região, empresários e comunidade. A festa foi típica, linda e abençoada por um incrível fim de tarde.

A Rainha e Princesas do Vale dos Vinhedos também estavam por lá e roubamos uma foto com elas.

As soberanas com o Secretário de Turismo e Prefeito de Bento Gonçalves

As soberanas do Vale dos Vinehdos no mirante com as blogueiras: Alexandra do Café Viagem e Luciane Aquino do Vou Viajar

Teve discurso, teve música, benção do padre, pisa na uva, polenta do Nei Tomasi, queijo e salame. E é claro, muitos brindes.

Nei Tomasi preparando a polenta

Uma benção do Padre

Gostei tanto da Estrelas do Brasil que três dias depois levei minha família para conhecer a vinícola e a vista. Era aniversário do meu pai e fizemos mais um brinde especial por lá. Foi interessante ir como turista pois pude provar com calma, fazer compras e entender melhor como é possível visitar o local.

3 dias depois da festa de abertura, voltei lá com a família

Irineo me contou que tive sorte em pegar ele por lá no domingo pois é preciso agendar a visita (eu apareci sem avisar!). Ele mora na propriedade e oferece a degustação diante dessa paisagem sem igual nos fins de semana. Vale a pena. Quem quiser pode também caminhar até o mirante para fotos e, quem sabe, mais brindes.

Segundo Irineo, esta é a foto oficial da Estrelas do Brasil. Tipo: tem que tirar!

Só é possível comprar os espumantes e vinhos da Estrelas do Brasil na loja da propriedade  ou através do site. Gostamos tanto do brut rose Pinot Noir que levamos uma caixa. #Recomendo. Os preços são os mesmos que estão no site ( www.estrelasdobrasil.com.br ), mas quem compra direto na vinícola tem a vantagem de não pagar o frete e degustar com esse visual emocionante.

A paisagem do Vale Aurora na Estrelas do Brasil

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *