Rota Cantinas Históricas

       


27/12/2011 | N° 11253


CAIXA-FORTE | SILVANA TOAZZA/ PIONEIRO


 


·         FÉRIAS: TEMPO DE PASSEAR PELA SERRA



Muita gente já entrou no merecido período de férias. As opções prediletas dos serranos costumam ser veranear no litoral gaúcho e catarinense, conhecer as belezas naturais do Nordeste do país ou então apostar em passeios internacionais para os parques temáticos de Orlando (Estados Unidos), para a Europa ou para os vizinhos Buenos Aires (Argentina) e Montevidéu (Uruguai).

Mas nem todas as famílias possuem um orçamento que comporta roteiros ousados. Então, por que não aproveitar o tempo livre e se aventurar por passeios interessantes no próprio “quintal”?

Há turistas de todo o país e até do Exterior que baixam na região para conhecer roteiros que mesclam cultura italiana, produção de vinhos e farta gastronomia. Entre eles estão o Vale dos Vinhedos e os Caminhos de Pedra. Mas eles não são os únicos. Só em Bento Gonçalves existem seis roteiros turísticos, incluindo a recém-apresentada Rota Cantinas Históricas (foto MonteVino Espumantes Estrelas do Brasil), formada inicialmente por oito associados do distrito de Faria Lemos, tendo o enoturismo e o turismo rural como apelos. Para ganhar força entre as atrações de Bento, o roteiro busca intensificar a parceria com o Vale do Rio das Antas.

A Rota Cantinas Históricas é privilegiada pelas belas paisagens e por oferecer produtos exclusivos em suas vinícolas, vista deslumbrante do Mirante do Campanário e cantina com apresentações artísticas. A Associação Caminhos de Faria Lemos tem consciência, porém, que há pedras no caminho: luta para conseguir o asfaltamento da estrada que liga o distrito ao Vale dos Vinhedos, passando pelo Vale Aurora, além de padronizar a sinalização turística do roteiro.

– A cultura do vinho é muito mais do que está na taça. Todo o entorno move a curiosidade, promovendo novas experiências – define o coordenador da Rota Cantinas Históricas, Anderson de Césaro.

***

Essa é apenas uma entre tantas opções de diversão aos olhos e ao paladar na Serra. É preciso valorizar e propagar o que temos de bom.


 



 


Aconteceu nos dias 20 e 21 de novembro em Gramado no Serra Park, o 21o. Festival de Turismo, uma das grandes feiras de negócios turísticos da América Latina. O Festival do Turismo de Gramado reúne, no sul do Brasil, uma significativa amostragem do produto turístico mundial.

      O Festival do Turismo figura ao lado dos mais importantes eventos do setor. É a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade brasileiro e sul-americano. Em dois dias de intensa atividade, o Festival de Gramado propicia o clima ideal para a concretização de negócios e parcerias que geram sólidos resultados durante todo o ano. 

     O Festival é uma vitrine privilegiada para 2.600 marcas. Voltado exclusivamente a profissionais do trade turístico, recebe empresas, representações oficiais e profissionais com poder de decisão de mais de 50 países no moderno Centro de Feiras e Eventos Serra Park. Por seus corredores circulam mais de 13 mil profissionais do trade.

      O Congresso do Festival do Turismo de Gramado que ocorre juntamente, antecipa o que será tendência no mercado e discute os rumos da atividade turística. 


      Neste evento, aconteceu o lançamento do roteiro turísico – Cantinas Históricas, Memórias do Saber –  onde está incluido a visitação ao Monte Vino e Espumantes Estrelas do Brasil, com a exuberante vista dos vinhedos da Familia Dall’Agnol em Faria Lemos. Para os que apreciam reter imagens através de filmagens e fotografias, as encostas ensolaradas, com seu mosaico de cores é uma escolha de encher os olhos e elevar o espírito.


      Seja bem vindo a mais esta atração turística de Bento Gonçalves! Venha brindar com Estrelas do Brasil!!!


Para conhecer mais, acesse: http://www.cantinashistoricas.com.br/


 


Irineo Dall’Agnol e Alejandro Cardozo

7 respostas

Os comentários estão fechados.