Universo dos Vinhos

Apreciando uma Paisagem Paradisíaca, Conheci a Estrelas do Brasil.


por Tiago Bulla


 


 


 



 


 


Amigos, desde que criei o blog, poucas vezes tive uma sensação tão agradável ao visitar uma vinícola como tive ao conhecer o fabuloso empreendimento do competente enólogo Irineo Dall’Agnol: a Estrelas do Brasil – um projeto  dedicado especialmente à produção de espumantes artesanais, localizada em Faria Lemos.


 


Ao chegar à vinícola, somos agraciados com uma paisagem maravilhosa, possivelmente uma das mais belas vistas do Rio Grande do Sul – não há frase ou fotografia capaz de expressar tão bem a riqueza da paisagem. É neste belo local que Irineo está construindo a Estrelas do Brasil; o varejo da vinícola deverá estar pronto em breve para poder receber os visitantes e oferecer os espumantes à venda. Aliás, esta é uma das muitas inovações e conceitos da vinícola: a venda direta ao consumidor, no “quilômetro zero”. Todos os produtos da Estrelas do Brasil são comercializados exclusivamente na propriedade ou pela internet, via encomenda.


 


Mas não pára por aí. Leveduras encapsuladas, plantio de vinhedos em latada e produção de espumantes Brut através de uma única fermentação são mais alguns dos vários preceitos e inovações deste visionário enólogo, que nos deu a honra de brindarmos com seus belos espumantes. Entre eles, um  belo Nature rosé, – simplesmente apaixonante – um excelente Brut com passagem por madeira e um surpreendente Riesling, elaborado a partir de fermentação única. Espumantes com personalidade, elegância e riqueza ímpar de aromas e sabores – todos com produção limitada, alguns não passando de 1.000 garrafas produzidas. Uma alegria para o consumidor que preza pela qualidade.


 


Além dos espumantes, Irineo também elabora vinhos; entre eles, um Cabernet Sauvignon da safra 2005, elaborado por um método pioneiro: a Dupla Maturação Direcionada (DMD); uma técnica inovadora onde as uvas maturam por uma segunda vez, no próprio vinhedo, após ter ocorrido o corte dos ramos que sustentam os cachos. No contra-rótulo deste vinho, uma indicação inusitada: decantação por 10 horas! Estou com minha garrafa aqui em casa e garanto-lhes que cumprirei a regra à risca, como o próprio Irineo assim me instruiu. Além deste tinto, está prevista também a elaboração de um Riesling através deste mesmo método, que será um vinho de sobremesa. Ansiosamente, aguardaremos.


 


A vocês amigos que, como eu, simplesmente são apaixonados por espumantes, posso lhes garantir que a visita foi proveitosa e memorável. Com Irineo passamos quase uma tarde inteira em um papo muito bacana e descontraído, junto com os amigos Orestes de Andrade Jr e Affonso Nunes. Diria que, juntamente com outros grandes nomes como Adolfo Lona, Márcio Brandelli e Idalêncio Angheben, Irineo Dall’Agnol foi um dos profissionais que tive a honra de conhecer e de sentir orgulho de ter recebido sua hospitalidade, a qual sou muito grato. É, este é o fabuloso Universo dos Vinhos, com suas  pessoas, profissionais, amizades, excelentes rótulos e agradáveis surpresas.


 


http://universodosvinhos.com/2012/11/24/apreciando-uma-paisagem-paradisiaca-conheci-a-estrelas-do-brasil/

24 respostas

Os comentários estão fechados.